sábado, 6 de março de 2010

Educação



Não é que Educação seja ruim. Não é não. Mas acontece que a história é muito simples, como se tivesse seguido a risca um manual de roteiro.
Jenny, uma jovem inglesa, quer soltar a franga em Paris. O pai de Jenny quer que a filha fique sentada em casa estudando para que possa entrar em Oxford. Para Jenny, então, a única possibilidade de soltar a franga é depois de passar na universidade. Pois bem, eis que as mãos do roteirista colocam David em seu caminho. Ele é um cara charmoso, freqüentador de Paris, conhecedor de bons vinhos, fã dos melhores cantores, aparentemente rico e - o principal - nunca foi à universidade.
É aí então que a jovem literalmente pega uma carona para a via expressa mais rápido ao luxo e o glamour. Tudo que precisava fazer era topar sair com o gatão de meia idade. O problema, logo ela descobre, é que o cara é um safado. Sua vida de curtição é financiada por roubos de obras de arte e outros negócios ilícitos. Mas, poxa, ninguém é perfeito e não vamos perder a viagem para Paris. No final das contas, a garota aceita o pedido de casamento e abandona os estudos, somente para descobrir mais tarde que David é casado.
A resolução é a pior parte do filme, pois é quase um clipe. Primeiro você vê Jenny pedindo desculpa a sua diretora e professora, seguido de uma seqüência de imagens dela lendo livros e se preparando para o “vestibular”. Logo, logo, ela recebe uma carta em casa dizendo que passou no vestibular. Corta e aparece ela na faculdade, com uma narração em off da própria, explicando como é a sua vida agora.
Atenção: Em cinema não se explica, mostra ou não mostra!
O filme ficou marcado para mim pela falta de ousadia . Porém, há bons diálogos (garantia de Nick Hornby), boas atuações e ótimo trabalho na direção de arte.

2 comentários:

  1. CARACA! EU QUERIA VER ESSE FILME! ANDRÉ NÃO DEIXOU. NÃO SABIA QUE VC TINHA VISTO.... MANEIRINHO ESSE BLOG, NÃO SABIA QUE VOCÊ TINHA.

    ResponderExcluir
  2. nem li a resenha, pq eu tenho que ver esse filme!

    ResponderExcluir